Skip links

Doação de bens e equipamentos

A doação de bens e equipamentos é a origem do Programa HOSPES. Este começou em 2012, com a doação de colchões de unidades hoteleiras a instituições de ação social – com o nome “Um colchão, um coração”. A iniciativa teve uma enorme adesão, tanto a nível de doações de hotéis, como de solicitações por parte das instituições.  Cedo deixaram de ser só colchões os materiais doados: mobiliário, equipamentos de cozinha, equipamentos eletrónicos, roupas de cama e wc, palamenta, etc., passaram a fazer parte do rol de donativos.

Responsabilidade Social

A Responsabilidade Social é um dos pilares do Programa HOSPES, com a doação de bens da hotelaria a ter um lugar de destaque. Em sete anos o trabalho em rede fez as doações ultrapassarem qualquer expectativa, com mais de 112 000 bens a serem doados a 63 instituições. Estes princípios e práticas da economia circular da AHP contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e para o Código Mundial de Ética do Turismo.

Impacto ambiental

Desde o início do Programa HOSPES, e só considerando têxteis (63 162) dentro dos bens doações (que no total ultrapassam os 224 379 bens), estima-se que a poupança de água seja superior a 669 517 200 litros, correnspondendo à quantidade de água necessária para a produção destes bens. Adicionalmente, estima-se que cerca de  57 165 toneladas de desperdício tenha sido eliminado.

Doação de bens em situação de emergência

Incêndios

Em 2017, o Programa HOSPES apoiou os vários concelhos fustigados pelos incêndios em Pedrógão Grande ou Figueiró dos Vinhos. As câmaras dos territórios afetados pelos incêndios indicaram uma listagem de todos os bens necessários, contando com as pessoas que ficaram sem casa até às próprias instituições.

Moçambique

A passagem do ciclone Idai por Moçambique, em 2019, foi uma calamidade. A AHP recebeu um pedido para apoiar o hospital do Dombe com bens como lençóis e produtos de higiene, entre outros. Após dois dias de recolhas, com a ajuda de 30 hotéis e grupos associados e 5 parceiros, foram enviadas duas toneladas de bens através da Associação HELPO (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento).

COVID-19

Através do Programa HOSPES, o Hospital de Campanha no Estádio Universitário de Lisboa recebeu mais de 3 mil bens doados pelos hotéis, entre lençóis, edredons, toalhas, almofadas e fronhas. Para além dos referidos, a AHP já disponibilizou, entre outros, 17 mil luvas, mais de 13 mil doses individuais de shampoo, mais de 18 mil kits escovas e pastas de dentes, 8 mil sabonetes e mais de 800 cobertores, mantas e édredons.