O emprego inclusivo tem sido uma das apostas do Programa HOSPES nos últimos anos, que conta com parcerias com o Conselho Português para os Refugiados e com a RedEmprega. Neste âmbito tentamos integrar nos hotéis da Associação da Hotelaria de Portugal, pessoas em situação económica precária, desempregados e refugiados, sinalizadas por instituições que trabalham nessas áreas.
No caso dos refugiados, o regresso à vida ativa, pela via do emprego, é um dos passos mais importantes na reconstrução da vida em Portugal, uma vez que permite a autonomia financeira, o aumento da autoestima e o estabelecimento de relações fora dos círculos habituais. Contudo, e sendo um dos passos mais importantes, é também um dos mais difíceis.
“Turismo e Emprego: um futuro melhor para todos”
Em 2019, este foi o tema das comemorações oficiais do Dia Mundial de Turismo, que se celebra a 27 de setembro. Segundo a OMT, o turismo tem o potencial de gerar emprego em todo o mundo e, por isso, “ser um catalisador de igualdade e inclusão”.
É por isso que AHP espera ser um facilitador no âmbito do emprego inclusivo, aproveitando o mercado de trabalho da hotelaria, bem como um catalisador de boas práticas de responsabilidade social.
A AHP e os associados empregadores estarão a contribuir, diretamente, para o ODS 8 – Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos -, da Agenda Sustentável para 2030.



PARCEIROS AHP